quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Games podem ganhar nova restrição no Brasil

O projeto de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que considera crime fabricar, importar ou distribuir jogos de videogames ofensivos aos costumes e às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos foi aprovado na Comissão de Educação do Senado.

Segundo o político “tal proibição decorre do fato de os citados jogos de videogame, objeto dessas operações, veicularem idéias e mensagens preconceituosas, portanto incompatíveis com a ordem constitucional e jurídica brasileira.”

O relator da proposta, senador Valter Pereira (PMDB-MS), afirmou que alguns jogos tem passado brincadeiras de mau gosto sendo arsenal de propaganda e doutrinação contra determinadas culturas.

O Senador tomou como base o Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Michigan, quedivulgou, em 2005, que os videogames mudam as funções cerebrais e insensibilizam os jovens diante da vida. Os jogadores frequentes sofrem danos a longo prazo em suas funções cerebrais e em seu comportamento.

Agora, o texto segue para outras instâncias do executivo e se for aprovado irá afetar diretamente o mercado de games brasileiro, que vem crescendo a cada dia.

0 comentários:

Postar um comentário